Um dos bens mais valiosos de uma empresa é a sua marca, especialmente no mundo globalizado e com a exposição possibilitada pela internet. Atualmente já existem empresas que o valor atribuído à sua marca é superior ao valor da somatória de todos os outros bens. Já imaginou o valor das marcas Google, Apple, Microsoft, Coca-Cola, Nike e etc.. Certamente essas marcas valem bem mais do que os bens corpóreos da empresa.
No Brasil é crescente o número de empresários que vêm procurando proteger sua marca. Para isso é necessário o competente registro no INPI, que garante a devida proteção da marca e seu uso exclusivo em todo território nacional. Nos EUA o registro deve ser feito no USPTO.
As despesas para o registro, tais como: as taxas cobradas e honorários de profissional especializado para o acompanhamento de todo o procedimento, são ínfimas se comparadas com os prejuízos causados pela perda da propriedade de determinada marca.
No cotidiano da advocacia não são raros os casos de empresários que construíram marcas sólidas ao longo de muitos anos de trabalho, mas que por não ter realizado o devido registro são obrigados a trocar a sua marca. Quando isso ocorre, a empresa se vê obrigada a suportar enorme prejuízo financeiro e desgaste de imagem no mercado.
Portanto, proteja o seu maior ativo!