Os Estados Unidos representam o primeiro passo para a inserção no mercado internacional. O mercado norte-americano, amigável aos negócios, é um dos mais visados por empresários que desejam empreender no exterior.

A abertura de uma empresa nos EUA é um processo simples, ágil e desburocratizado. Contudo, é muito importante a orientação adequada para que se faça as melhores escolhas. Além da abertura do negócio, o empresário que pretende atuar nos Estados Unidos deve se preocupar com outras questões cruciais, como o registro da marca (trademark), a escolha do local ideal para desenvolver suas atividades de forma a maximizar os resultados, o registro da atividade no local onde pretende se instalar, a inserção no sistema financeiro americano (para usufruir dos incentivos e benefícios disponíveis no mercado) e, principalmente, com a legislação tributária e trabalhista americana.

 As regras para abertura/incorporação de empresas nos Estados Unidos variam conforme o estado.

 Devido a facilitação no processo burocrático e a carga tributária competitiva, os estados mais procurados por brasileiros para abertura de empresa nos EUA são Flórida e Delaware.

 Não é necessário que ter o Social Security Number (SNN) ou qualquer tipo de visto americano, basta possuir um passaporte válido.

 Apesar da licença levar em média uma semana para ser liberada, o tempo do processo completo de abertura da empresa pode levar até 25 dias no total.

 Existem muitos tipos societários, mas os mais comuns para o empreendedor brasileiro que pretender atuar no mercado americano são a Corporation e a LLC (Limited Liability Company).

O processo de internacionalização é um passo importante para quem busca novos mercados, novos parceiros e crescimento. Conheça algumas vantagens:

 Valorização da marca devido à presença internacional.

 Diversificação de mercados e consequente diminuição de riscos.

 Economia de escala.

 Ampliação da capacidade de atendimento e resposta às demandas globais.

 Acesso a matérias-primas e serviços com valores mais competitivos.

 Diferencial competitivo em relação a concorrentes domésticos.

 Diversificação da fonte de receitas.

PASSO-A-PASSO

Definir em qual estado deseja abrir a empresa.

Escolher o tipo societário.

Reservar o nome da sua empresa.

Obter um endereço físico nos EUA.

Contratar um Registered Agent.

Fazer efetivamente o registro da empresa.

Solicitar o Federal Employer Identification Number (EIN).

Providenciar os outros documentos necessários.

Abrir uma conta bancária nos EUA.